Concreto
O Concreto é material resultante da mistura de cimento, brita, areia e agua. Pode ser feito em qualquer obra, não dependendo de mão de obra especializada para sua execução e manuseio. Como não possue reciclagem, torna-se entulho após seu desmonte. Não exige grande manutenção.
A resistência a tração é dada por sua estrutura metálica, enquanto a força de compressão é absorvida pelo concreto. Na estrutura o concreto serve também para proteger o metal de oxidar e sofrer fissura. Outra utilização é para reforço de sistemas estruturais, especialmente de vigas e pilares, pois possue muitas vantagens, principalmente econômicas, frente aos outros tipos de reforços através de sua rapidez de execução.
Pilares
O espaçamento dos pilares em uma estrutura de concreto são definidos por uma malha definida pelo padrão de vigas e vigotas, determinando a quantidade de vãos e as cargas que elas devem suportar. Distâncias muito grandes entre pilares produzem vigas com dimensões incompatíveis e acarretam maiores custos à construção.
São feitos por formas de madeira feitas sob medida. Deve manter seu formato até o concreto consolidar-se. figura 4 - Estruturação dos pilares de concreto armado.
Vigas
As vigas de concreto armado são retangulares. Pelo aço ter uma resistência 20 vezes maior a compressão do que o concreto, por isso o uso da quantidade de concreto é muito superior a quantidade de aço. A secção competível com o concreto armado é a T. Assim como as lajes e os pilares, também fazem parte da estrutura de contraventamento responsável por proporcionar a estabilidade global dos edifícios às ações verticais e horizontais.
Lajes Lajes são placas na maioria das vezes de concreto armado, responsáveis pelas ações verticais permantes ou acidentais. Podem ser maciças ou nervuradas, moldadas no local ou pré-fabricadas. Lajes concretadas, ou lajes maciças de concreto armado têm espessuras que normalmente variam de 7 cm a 15 cm,