concreto
VIAS DE TRANSPORTE:
Construção e Logística
Prof. Msc. Benedito Carlos de Oliveira Jr
Prof. Msc. Fábio Tadeu Alves UNIBAN ‐ Engenharia Civil
2011
2
O TRANSPORTE INTERMODAL
(Este texto é uma adaptação do capítulo de revisão bibliográfica da tese de mestrado de Ana Cristina da Silva
Pereira)
Transportar significa mover pessoas e/ou mercadorias de um ponto a outro. O meio em que se dá o transporte é que influencia o tipo de veículo a ser usado para tal e é a este meio que se dá o nome de modal. O meio de transporte ou modal pode ser:
‐ por água ‐ usando navios, barcaças ou barcos;
‐ por ar – aviões ou helicópteros;
‐ por terra – através de trens ferroviários, caminhões rodoviários, dutovias ou correias transportadoras, ou ainda, em áreas mais atrasadas, através de tração animal ou ainda, por seres humanos.
As transferências de mercadorias ou pessoas podem ser intra ou intermodais, sendo diferentes entre si e não mutuamente exclusivas. A transferência intramodal é aquela feita entre diferentes veículos pertencentes a um mesmo modal, como por exemplo: a transferência de um baú de um caminhão para o outro. Segundo Muller (1995,
p.2):
“Usualmente, a transferência intramodal é, operacionalmente, mais simples de ser feita porque os veículos são similares. Já o transporte intermodal envolve a transferência de uma carga única entre diferentes veículos em diferentes modais e tem por vantagem aproveitar o que de melhor cada modal pode oferecer com o objetivo de aumentar a eficiência no processo de transporte e reduzir custos enquanto oferece um serviço bastante competitivo.”
A expressão transporte intermodal traduz o processo de se levar cargas diretamente da origem ao destino, envolvendo dois ou mais diferentes