concreto
O concreto translúcido é uma inovação da empresa Litracon (Lighting
Transmission Concrete, nome da marca registrada) e foi desenvolvido pelo arquiteto
Húngaro Aron Losonczi em 1997, onde, trata-se, de um concreto que tem certa transparência, podendo assim ver através dele.
O concreto translúcido (TRANSCON) apresenta a resistência e a solidez do concreto convencional e ainda permite a passagem da luz. Desta forma este produto é considerado ecologicamente correto, o que irá proporcionar uma redução no consumo de energia elétrica já que o mesmo aproveita melhor a passagem da luz natural pela fibra óptica que são incorporados a este produto.
3
MATERIAIS CONSTITUINTES E DOSAGEM
O concreto translúcido é composto por 95% de concreto e 5% de fibra óptica, e segundo estudos feitos pelo fabricante Litracon, o material é aproximadamente 10 vezes mais resistente que o concreto tradicional, apresenta características mecânicas superiores a de um concreto tradicional, suportando cerca de 4 toneladas por centímetro quadrado.
Em alguns estudos utiliza-se o concreto autoadensável (devido ao fato de... [continua] O Concreto translúcido ou Light Transmitting Concrete – Litracon é uma combinação de fibras ótica e concreto. No mercado, esse produto pode ser encontrado em formato de blocos pré-fabricados e painéis. Devido ao pequeno tamanho das fibras, elas se misturam ao concreto se tornando um componente do material, como agregado ao composto. Desta forma, o resultado não é apenas não dois materiais – vidro em concreto – misturados, mas a criação de um novo, que é homogêneo em sua estrutura interna e em suas superfícies principais.
Trata-se de milhares de fibras óticas de 2 microns à 2 milímetros formando uma matriz paralela que corre entre as duas superfícies principais de cada bloco. Essas fibras são dispostas em fileiras, de modo transversal às duas faces do bloco. A proporção da fibra é muito pequena (4%) em relação ao volume total dos blocos. Além