Concreto
1.1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS
As construções tem demandado atualmente um equilíbrio entre velocidade da obra, custos e qualidade. Com o uso de estruturas em concreto pré-moldado o processo construtivo acelerou e ganhou qualidade, entretanto sendo as estruturas produzidas em partes foi gerada a necessidade de fazer ligações para manter um comportamento global equivalente ao de uma estrutura monolítica.
As ligações nas estruturas de concreto pré-moldado são a parte fundamental para a análise estrutural. Existem variadas formas de ligação e métodos de análise, que afetam o comportamento de toda a estrutura.
O desempenho estrutural do sistema construtivo em concreto pré-moldado é dependente do comportamento das ligações. A configuração das ligações afeta a exequibilidade da construção, a estabilidade, a resistência e a deformabilidade da estrutura. As ligações possuem a importante função de dissipação de energia e redistribuição das cargas na estrutura carregada.
As regiões das ligações nas estruturas de concreto pré-moldado apresentam comportamento complexo, muitas vezes não se comportam da forma prevista na análise estrutural e conforme a complexidade podem gerar problemas na execução dos elementos estruturais e na montagem, perdendo a produtividade da obra, fator importante ao se adotar o sistema construtivo.
Segundo EL DEBS (2000), as ligações são partes mais importantes no projeto das estruturas de concreto pré-moldado. São de fundamental importância para a produção e para o comportamento da estrutura montada.
Enquanto os elementos pré-moldados são produzidos nas fábricas com alto controle de qualidade normalmente as ligações, parte mais importante da estrutura, são executadas no local onde o controle de qualidade pode não ser o mesmo.
Devido ao fato de que com o aumento de carregamento e dos tipos de solicitações (flexão, cisalhamento, tensões axiais e torção), os conectores se tornam mais complexos e precisam possuir maior capacidade de