Concreto translucido
Trata-se de milhares de fibras óticas de 2 microns à 2 milímetros formando uma matriz paralela que corre entre as duas superfícies principais de cada bloco. Essas fibras são dispostas em fileiras, de modo transversal às duas faces do bloco. A proporção da fibra é muito pequena (4%) em relação ao volume total dos blocos. Além disso, essas fibras se misturam ao concreto devido ao seu pequeno tamanho, se tornando um componente estrutural como uma espécie de agregado miúdo. Na teoria, uma estrutura de parede de concreto construída com essa tecnologia transmissora de luz pode ter vários metros de espessura, pois as fibras funcionam sem perda de luz até 20 metros. Segundo seu criador, o concreto translúcido pode ser utilizado estruturalmente, pois as fibras de vidro não tem efeito negativo sob à compressão do concreto. Os blocos podem ser produzidos em vários tamanhos e com isolamento térmico incorporado.
O Litracon foi inventado pelo arquiteto Húngaro Aron Losonczi no ano de 2001, sendo protegido por uma patente Sueca, que fundou a sua própria companhia, a Litracon, em 2004. A empresa fica localizada na cidade húngra de Csongrád, a 160km de distância da capital do país, Budapeste.
Se você ficou interessado pelo produto, uma notícia boa. No site oficial (http://www.litracon.hu/), você consegue encomendar algumas amostras do produto, em dimensões 10cm x 10cm x 2cm, num custo de 60 euros cada mais 25% de taxas. As peças estão disponíveis em três cores