concreto fresco e endurecido
ALLYSON HENRIQUE DE SOUZA
ANDERSON AGAPITO
JOÃO VITOR BRAZ
ROBSON JURINEI KAISER
PROPRIEDADES DO CONCRETO NO ESTADO FRESCO E ENDURECIDO
Foz do Iguaçu - PR
2014
SUMÁRIO
LISTA DE FIGURAS
1 INTRODUÇÃO
Ter conhecimento dos fatores e propriedades do concreto é de grande importância para a obtenção do resultado, pois dessa forma diminuem-se as chances de errar e de ter um resultado diferente do pretendido.
É possível ainda observar durante a obtenção do concreto se o processo está ocorrendo de maneira correta, pois cada fase tem características e propriedades diferentes, e no caso de se verificar fator diferente do esperado, pode-se interromper o processo ou solucionar o verificado.
Para conhecimento destes, serão abordados os principais fatores e as propriedades do concreto no estado fresco e endurecido, analisando de que forma se dará o comportamento e como cada fator interfere nas diferentes fases do processo de obtenção do concreto.
2 CONCRETO
O concreto é um material de construção heterogêneo resultante da mistura de água, aglomerante, agregado e as vezes algum tipo de aditivo, dependendo da necessidade do projeto.
O aglomerante utilizado geralmente é o cimento portland, mesmo existindo vários tipos no mercado. Os agregados são classificados como miúdos ou graúdos de acordo com suas dimensões. O agregado miúdo utilizado no concreto na maioria das vezes é areia natural, mas também pode ser usado o pó de pedra, já o agregado graúdo é a pedra britada.
O concreto deve atender a duas exigências principais de um bom material de construção, a durabilidade e a resistência. Para se obter tal resultado há vários fatores que influenciam, desde a escolha do material até a mão-de-obra que executará a atividade.
A mistura é a operação de produção de concreto, onde ocorre o agrupamento interno dos agregados, aglomerantes, aditivos e água. A mistura pode