concreto de alta resistenci
2.1 Concreto 2.1.1 Definisoes e historia do concreto Des de o primeiro homen utiliza materiais comom caracteristicas aglomerantes,que eram enpregados prisipalmente na construção de abrigos.
Os romano foram um povo pragmaticos,com um mentalidade aberta e receptiva. Copivam eadaptavam a suas nesecidades, melhorando seu uso, tudo que consideravam util dos povosconquistados.Essa mentalidade teve com resultado o surjimento de um poderosa industria da construção, com legislação esspecificas para regular algums aspecto da construção ,nomas de servisos obrigatorios de mao de obras(similares do serviço militar) e regulamentações especificas para o controle da qualidade dos metais, podendo-se citar emtre elas a obrigatoriedade, a parti do séc.I.a.c.,do uso de marcas na unidades de alvenaria,tijolos e blocos de pedras, que indentificassem o fabricante.Conseguiram, dessa forma,unificar as técnicas construtivo em todo inperio, porem sempre respeitando as vantajens dos sistema contrutivo local. Roma, a capital do impéri,chegou a ter um milhão de abitantes. E existiam muitos outras grande cidade que fumcionavam como cidade de lazer para o elite romana ou como núcleos ademistrativos nos territórios conquistados e, assim como Roma, necesitavam de uma grande variedade de tipologia e soluções construtivas.Essas cidades presisavam de armazems,aquetudos,portos,circos moradias,templos pontes,acanpamentos militares etc,alem de estrada que as ligaram a Roma. Os romanos já já usavam a cal desde 600 a.c.,mas essa revolução civil romana so foi possível grassa a um novo material de construção:
Povos antigos,como babilônios,ultilizavam argila não cosida misturada com fibras vejetais,emquanto os egipicios usavam gesso impuro