Concreto de alta densidade
CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO
Discentes:
Aline Roberta Santos de Santana,
Érika Medrado F. de Souza.
Docente:
Professor Anderson Henrique Barbosa
Juazeiro – BA
Setembro de 2009
1. Introdução
O concreto armado está entre os materiais de construção mais largamente utilizados. Ao longo dos anos, acompanhamentos de estruturas em concreto vêm sendo feitos e mostraram a necessidade de fazer reforços, recuperações e, em situações mais críticas, demolição e reconstrução. Nota-se, então, a necessidade crescente da utilização de um concreto mais resistente estruturalmente e às agressões sofridas no ambiente.
Após várias pesquisas chegou-se a um material de alta resistência mecânica, maiores durabilidade, trabalhabilidade e resistência aos agentes agressivos o que proporcionaria uma menor despesa com manutenção e reparos. Surge então o chamado Concreto de Alto Desempenho – CAD.
Os estudos sobre o Concreto de Alto Desempenho produziram resultados eficientes possibilitando sua aplicação há pouco mais de vinte anos. Com o desenvolvimento dos aditivos químicos, capazes de modificar algumas de suas propriedades, aperfeiçoando-o como material de construção, incentivou-se a pesquisa sobre materiais pozolânicos, pois a ação combinada desses dois produtos resultou num aperfeiçoamento do concreto.
A utilização de determinados rejeitos industriais, com propriedades pozolãnicas, reduzem o custo e a quantidade de energia consumida na produção do concreto contribuindo para a preservação ambiental.
A durabilidade é outra característica importantíssima que passou a ser exigida desse material. Mas a utilização real do CAD teve que superar o conservadorismo de engenheiros e arquitetos, a reduzida disponibilidade comercial em centrais pré-misturadas, a pequena trabalhabilidade das composições iniciais, as limitações impostas pelos códigos de obras ou