trabalho concreto leve e celular
Os concretos leves são reconhecidos pelo seu reduzido peso específico e elevada capacidade de isolamento térmico e acústico.
Os concretos leves mais utilizados são os celulares e os produzidos com agregados leves, como vermiculita e argila expandida.
Enquanto os concretos normais possuem sua densidade variando entre 2300 e 2500 kg/m³, os concretos leves chegam a atingir densidades próximas a 500 kg/m³. Esta diminuição da densidade afeta diretamente a resistência do concreto.
Concreto celular espumoso fundido in loco -O concreto celular é um tipo de concreto leve que resulta da pega de uma mistura composta de aglomerantes e agregados finos, que sofre tratamentos mecânicos, físicos ou químicos, destinado a criar na sua massa uma alta porcentagem de poros esféricos, de dimensão regular e milimétrica, uniformemente distribuídos, que permanecem estáveis, incomunicáveis e indeformáveis durante todo o processo, resultando numa massa específica aparente seca inferior a 1850 kg/m³ e superior a 400 kg/m³.Concreto CELULAR
BRITA
AR
FIBRAS
ÁGUA
Nos últimos anos, o concreto leve com adição de espuma, ou concreto celular espumoso, vem sendo utilizado no Brasil na produção de vedações verticais, como resultado de buscas de alternativas para reduzir a geração de entulho e desperdício de material em geral. Dentre os diferentes processos construtivos, o que emprega a concretagem das paredes in loco tem se mostrado muito competitivo com relação à otimização do sistema construtivo .
Por possuir baixo peso específico, tem a capacidade de ser produzido em condições operacionais elementares, não necessitando de equipamentos especiais (só o gerador de espuma) ou mão de obra especializada, é auto-nivelante, não tem necessidade de vibração e a cura é feita em condições atmosféricas normais.
Graças à extraordinária leveza pela incorporação de ar, este concreto celular é usado para o preenchimento de vãos de lajes, como isolante térmico, e na proteção