Concreto armado
Parte 1: – Definição e caracterização da localidade a ser estudada – Estimativa de vazões – Escolha do manancial.
Adolfo S T. Bonisson – 61754
Marlon F. Ramos – 61736
Eduardo A. Horta – 61769
Vitor André Poleze - 61755
MARCO/2013
VIÇOSA - MG
Introdução
Um Sistema de Abastecimento de Água caracteriza-se pela retirada da água da natureza, adequação de sua qualidade, transporte até os aglomerados humanos e fornecimento à população em quantidade compatível com suas necessidades. Um sistema de abastecimento de água pode ser concebido para atender a pequenos povoados ou a grandes cidades, variando nas características e no porte de suas instalações.
O Sistema de Abastecimento de Água representa o "conjunto de obras, equipamentos e serviços destinados ao abastecimento de água potável de uma comunidade para fins de consumo doméstico, serviços públicos, consumo industrial e outros usos".
A água constitui elemento essencial à vida vegetal e animal. O homem necessita de água de qualidade adequada e em quantidade suficiente para atender a suas necessidades, para proteção de sua saúde e para propiciar o desenvolvimento econômico.
Um sistema público de abastecimento de água pode ser dividido, basicamente, em três partes: Estações elevatórias, adutoras e distribuição de água.
As estações elevatórias, ou, ainda, as instalações de recalque têm a função de captar água, seja superficialmente ou subterraneamente, são sistemas compostos por bombas e tubulações, utilizados para pressurizar um determinado líquido, majoritariamente água, com o intento de conduzir tal líquido a um ou a vários pontos de consumo. As instalações são compostas, principalmente, por uma estação de bombeamento, incluindo o sistema de sucção, e uma tubulação de recalque, que pode alcançar, dependendo do projeto, dezenas de quilômetros de comprimento.
As adutoras podem ser definidas, de