Concreto armado
6º Engenharia de Produção
Concreto Armado
O concreto é uma Mistura controlada de materiais que criam volume, denominados Agregados, e de material colante, chamado Aglomerante.
Os Agregados mais comuns são a areia e a pedra. O aglomerante é o cimento.
O efeito de cola produzido pelo cimento se dá na presença de água.
Então, denomina – se Concreto Comum um material composto de :
- Cimento;
- Areia;
- Pedra; e
- Água.
As características do concreto são dadas pela proporção entre esses materiais. Essa proporção é denominada Traço.
Uso de Sílica no Concreto
Um material extremamente fino que pode ser comparado às partículas encontradas na fumaça de cigarro, aumenta em até oito vezes a resistência do concreto normalmente utilizado nas estruturas mais comuns.
Ela pode diminuir os vazios capilares que ocorrem no concreto, resultando em um material mais impermeável e portanto mais durável. Esse tipo de concreto é conhecido pela sigla CAD (Concreto de Alto Desempenho).
Resistência do Concreto
A Resistência do Concreto é medida em ensaios de compressão realizados em corpos de prova padronizados.
O corpo de prova padrão é um cilindro que tem 15 cm de diâmetro e 30 cm de altura.
O concreto apresenta alguns tipos de deformações que são intrínsecas ao próprio material e que podem independer da aplicação
de cargas externas. Entre essas deformações estão a Retração , a Dilatação Térmica e a Deformação Lenta.
Retração : Diminuição do volume de concreto que ocorre durante sua cura (endurecimento). A perda rápida da água durante a secagem pode provocar grandes retrações.
Dilatação Térmica: Ocorre como em qualquer outro material; o concreto tende a Aumentar de volume com o aumento de Temperatura e diminuir com a sua diminuição.
Deformação lenta: Toda peça de concreto armado sofre deformação logo após ser submetida a um carregamento, denominando – se Dilatação Imediata. Mas mesmo sem acréscimo de carga,