concreto armado
Edificações Habitacionais — Desempenho
Parte 6: Sistemas Hidrossanitários
Introdução
A abordagem desta Norma explora conceitos que muitas vezes não são considerados em Normas prescritivasespecíficas como, por exemplo, a durabilidade dos sistemas, a manutenibilidade da edificação e o conforto tátil e antropodinâmico dos usuários.
Todas as disposições contidas nesta Norma são aplicáveis a edificaçõeshabitacionais, de forma geral. Em algumas partes, tais considerações serão feitas para edificações e a sistemas projetados, construídos, operados e submetidos a intervenções de manutenção que atendam às instruções específicas dorespectivo Manual de operação, uso e manutenção.
Objetivamente, esta Norma visa alavancar tecnicamente a qualidade requerida e a oferta de moradias, ao estabelecer regras para avaliação do desempenho de imóveishabitacionais, auxiliando nas análises que definem o financiamento de imóveis e possibilitando adequações nos procedimentos de execução, uso e manutenção dos imóveis.
As instalações hidrossanitárias são responsáveis diretas pelascondições de saúde e higiene requeridas para a habitação, além de apoiarem todas as funções humanas nela desenvolvidas (cocção de alimentos, higiene pessoal, condução de esgotos e águas servidas etc.). As instalações devemser incorporadas à construção, de forma a garantir a segurança dos usuários, sem riscos de queimaduras (instalações de água quente), ou outros acidentes. Devem ainda harmonizar-se com a deformabilidade das estruturas,interações com o solo e características físico-químicas dos demais materiais de construção.
Termos e definições
Para os efeitos desta Norma, aplicam-se os termos e as definições da ABNT NBR 15575-1 e as seguintes:Corrente de fuga pelo aparelho elétrico de aquecimento de água
Corrente elétrica errática que os equipamentos elétricos podem transmitir ao