CONCRETAGEM 2
Caroline Bevilacqua Ghedini
Flávia Vedovate
Marcos Porto
Victor Hugo Lopes
VISITA DE OBRA EM CONCRETAGEM
A obra analisada estava na etapa de concretagem de uma laje.
O concreto utilizado na obra foi o CAA (concreto auto adensável), com fck de 20 Mpa, como foi dito pelo Engenheiro responsável pela obra, o concreto CAA tem um custo mais elevado que concretos convencionais, mas vem com suas vantagens evitando nichos e gerando um acabamento mais perfeito.
Gerando menor mão de obra e consumo de energia desnecessária, por conta da sua boa trabalhabilidade e velocidade de execução da estrutura, que pode levar até uma hora e meia para concretar a laje diferente dos outros concretos que levava até 4 horas. Assim agilizando a obra e seu tempo de cura.
Uma etapa primordial para a concretagem dita pelo Engenheiro são as formas que devem ter um cuidado a mais, deve ter uma qualidade boa, ótima vedação para que não haja vazamentos.
Alguns motivos da escolha desse concreto foram pela necessidade de não utilização de vibradores por conta de ruídos na obra, e por conta de ser uma laje de pequena espessura.
Especificações e características do concreto auto adensável O concreto auto adensável, criado no Japão na década de 1980, caracteriza-se pela sua fluidez, coesão e resistência à segregação. Para atingir essas qualidades, são adicionados mais finos (adições minerais ou fílers) e aditivos superplastificantes e/ou modificadores de viscosidade. Veja algumas características: Excelente acabamento Bombeamento a grandes distâncias com maior velocidade Otimização e redução de mão-de-obra Mais rapidez na execução da obra Melhores condições de segurança Eliminação de ruídos causados pelo vibrador Redução nas atividades de espalhamento e vibração Concretagem possível mesmo em estruturas densamente armadas Mais possibilidades de trabalho em fôrmas pequenas ou muito detalhadas Maior durabilidade, pois