Concordância verbal
REGRA GERAL
O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa.
Casos particulares
I. Sujeito Simples
1. Coletivo
a) verbo no singular: O povo aplaudia o seu candidato preferido.
O pessoal gostou da aula de ontem.
b) verbo no singular ou plural (longe do coletivo): O povo aplaudia seu candidato preferido, e gritavam (ou gritava) seu nome.
c) verbo no singular ou plural (coletivo seguido de palavra no plural ou determinante): A família toda - o marido, a mulher e os filhos - tomaram (tomou) assento à mesa. Um bando de aves multicores pousou (pousaram) na velha amoreira.
2. Expressão de tratamento- verbo na terceira pessoa (singular ou plural): Vossa Senhoria é generoso. / Vossas Senhorias são generosos.
3. Quem (pronome relativo) - verbo na terceira pessoa do singular ou concorda com o antecedente: Fui eu quem te apresentou ao chefe. / Direis vós se fui eu quem menti.
4. Que (pronome relativo) - verbo concorda com o antecedente: Nós, que ficamos, e vós, que partis, seremos sempre amigos.
5. Um dos que, uma das que - verbo vai para a 3ª pessoa do singular ou do plural: Este era um dos que mais se lastimavam (lastimava) da derrota. Ela era uma das que desconfiavam (desconfiava) da baronesa.
6. Quais de nós, quais de vós - verbo concorda, de preferência, com o pronome (nós, vós), ou vai para a 3ª pessoa do plural: Quais de vós fostes (foram) ludibriados por este vencedor? Alguns de nós viemos (vieram) de longe para a festa.
Mas: Algum de nós será o escolhido. Nenhum de vós foi o vencedor.
7. Mais de - verbo concorda com a expressão que vem a seguir: Mais de um aluno saiu. / Mais de dois jornais foram vendidos.
8. A maioria de, a maior parte de - seguidos de nomes no plural, verbo vai para o singular ou plural, indiferentemente: A maioria das pessoas não sabe (sabem) isso. Grande número de mulheres ficou nervoso (ficaram nervosas).
9. Nome