Concordancia verbal
Os verbos regulares e irregulares são as duas flexões de verbos pautadas nas formas de conjugação as quais pertencem. Assim, importante destacar que os verbos são divididos em 3 tipos de conjugação de acordo com o término da palavras, ou seja, os verbos das primeira conjugação são terminados em – ar, os da segunda são terminados em – er e os da terceira em – ir.
Feita essa consideração, os verbos regulares são aqueles que seguem o modelo de conjugação, caracterizados por conjugações invariáveis, ou seja, não alteram seu radical e suas desinências, uma vez que, nesses casos, seguem o paradigma; enquanto que os verbos irregulares não seguem esse modelo, alterando, dessa forma, seus radicais e suas desinências.
EXEMPLOS
Para exemplificar, segue abaixo as três conjugação dos verbos regulares e irregulares no modo indicativo, ou seja, terminados em –ar (primeira conjugação) “cantar” (regular) e “dar” (irregular); terminados em –er (segunda conjugação) “comer” (regular) e “fazer” (irregular); e, por fim, os terminados em –ir (terceira conjugação) “partir” (regular) e “ir” (irregular).
TRANSITIVIDADE VERBAL
A transitividade verbal deve ser entendida como o movimentodo significado do verbo em direção a um complemento, objeto direto, indireto.
No caso dos verbos transitivos diretos há o transito sem obstáculos e nos verbos transitivos indiretos há um obstáculo – a preposição - que impede o verbo decompletar seu sentido de forma direta.
Exemplos de verbos transitivos indiretos: obedecer, simpatizar,gostar, aspirar ( com sentido de pretender, almejar), entre outros.
Exemplos de verbos transitivos diretos: Querer (significando desejar),amar, preferir (sem sugerir escolha), beber, entre outros.
CONCEITO DE CONCORDÂNCIA VERBAL
O caso da concordância verbal diz respeito ao verbo em relação ao sujeito, o primeiro deve concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª, 3ª) com o segundo.
EXEMPLOS
- O técnico escalou o