CONCORDANCIA PRENOMIAL
396 palavras
2 páginas
E.E.EMÉDIO REPÚBLICA ARGENTINACOLOCAÇÃO PRONOMINAL
LUIS GABRIEL SOARES AZEVEDO
PORTO ALEGRE,24 DE OUTUBRO DE 2014
PROCLISE
Próclise é a colocação dos pronomes oblíquos átonos antes do verbo.
Usa-se a próclise, obrigatoriamente, quando houver palavras atrativas. Como por exemplo: - Palavras de sentido negativo. Ela nem se incomodou com meus problemas. - Advérbios. Aqui se tem sossego, para trabalhar. - Pronomes Indefinidos. Alguém me telefonou? - Pronomes Interrogativos. Que me acontecerá agora? - Pronomes Relativos A pessoa que me telefonou não se identificou.
- Pronomes Demonstrativos Neutros. Isso me comoveu deveras. - Conjunções Subordinativas. Escrevia os nomes, conforme me lembrava deles.
MESÓCLISE: Usada quando o verbo estiver no futuro do presente (vai acontecer - amarei, amarás, ...) ou no futuro do pretérito (ia acontecer mas não aconteceu amaria, amarias, ...)
- Convidar-me-ão para a festa.- Convidar-me-iam para a festa.
Se houver uma palavra atrativa, a próclise será obrigatória.
- Não (palavra atrativa) me convidarão para a festa.
ENCLISE: Ênclise de verbo no futuro e particípio está sempre errada.
- Tornar-me-ei... (errada) - Tinha entregado-nos (errada)
Ênclise de verbo no infinitivo está sempre certa.
- Entregar-lhe (correta)- Não posso recebê-lo. (correta)
Outros casos:- Com o verbo no início da frase: Entregaram-me as camisas.- Com o verbo no imperativo afirmativo: Alunos comportem-se.- Com o verbo no gerúndio: Saiu deixando-nos por instantes.- Com o verbo no infinitivo impessoal: Convém contar-lhe tudo.
OBS: se o gerúndio vier precedido de preposição ou de palavra atrativa, ocorrerá a próclise:
- Em se tratando de cinema, prefiro o suspense.- Saíram do escritório, não nos revelando os motivos.LOCUÇÕES VERBAIS: Locuções verbais são formadas por um verbo auxiliar + infinitivo, gerúndio ou particípio.
AUX + PARTICÍPIO: o pronome deve ficar depois do verbo auxiliar. Se houver palavra atrativa, o pronome deverá ficar antes