Conclusão sobre gestão escolar
Conclui que cabe ao gestor, diretor e orientador, planejar, coordenar, controlar e avaliar os processos e atividades que se desenvolvem na escola, e verificar os resultados alcançados.
Por tanto para alcançar tais resultados, é necessário ter a habilidade de integrar e motivar toda a equipe para assim garantir o êxito planejado.
Realizar esse estagio de gestão pedagógica foi uma ótima oportunidade para minha carreira de futura pedagoga, é muito gratificante passar por esse processo de aprendizagem.
Poder observar e vivenciar o dia a dia de uma instituição é uma experiência muito diferente da que antes tinha, pois como assistente de sala acabo não tendo tanto acesso a área da Gestão Pedagógica.
Esse estágio eu fiz especificamente com a parte da orientação pedagógica, da instituição de ensino.
Acompanhei por 10 dias, a Senhora Orientadora Rita Corrales a qual é responsável pelo o SOE da Educação Infantil e 1ª ano do Ensino Fundamental do Colégio CECAN (Centro Educacional Candanguinho).
Focando esse estágio na parte de orientação, pude ver como é uma tarefa delicada, a orientação fica responsável de tratar assuntos que envolvem tanto o aluno no ambiente escolar, como sua relação com outros educandos e com sua família e consequentemente o comportamento de ambos.
Ficou claro que essa intervenção só pode ocorrer com total consentimento dos responsáveis pelo o aluno em questão.
Conclui que a equipe gestora deve ser democrática em suas ações, opinar e propor medidas que visem o aprimoramento dos trabalhadores escolares, ao sucesso de sua instituição de ensino, além de exercer sua liderança administrativa e pedagógica, visando à valorização e o desenvolvimento de todos na