Conclusão contabl
O objetivo da Resolução 1.255/09 é fornecer uma linguagem comum, considerando também as necessidades de pequenas e médias empresas.
Os requisitos básicos associados às características qualitativas das demonstrações contábeis estabelecem a estrutura teórica onde esta localizada toda a prática contábil.
Notas Explicativas
Fornecer descrições narrativas e detalhes de itens apresentados nas demonstrações contábeis e informações acerca de itens que não se qualificam para reconhecimento. E divulgar informações sobre praticas contábeis, julgamento e principais fontes de incerteza das estimativas.
Objetivo das demonstrações contábeis de pequenas e médias empresas é oferecer informação sobre:
a) posição financeira (balanço patrimonial),
b) o desempenho (resultado e resultado abrangente) e
c) fluxos de caixa da entidade
Conscientização para Novas Mudanças
Partindo do princípio de que a contabilidade é obrigatória para empresas de todos os portes e que o contabilista tem, por obrigação, seguir as normas aprovadas pelo CFC, fica explícito que o que está em vigor é o novo padrão, no entanto, que será necessário algum tempo para que se tenha um bom volume de profissionais capacitados a trabalhar com as novas regras. Vantagens
É consenso entre os entrevistados que o processo de adoção das normas internacionais pelas pequenas empresas é inexorável (implacável) e que o ritmo para que isso se torne prática recorrente será dado pelo mercado. Não podemos esquecer que todo o universo de empresas está dentro da mesma cadeia. E com as grandes adotando um novo padrão, as demais empresas que giram em torno dela, como fornecedoras, terão de se adaptar para que tudo se encaixe perfeitamente. Há ainda motivos para se antecipar ao processo. Por trazer dados que reflete detalhadamente a real condição da saúde financeira da empresa, uma demonstração contábil baseada nas novas normas tem mais chance de ser