Conclusão Ciencias da Computacão
É a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos. O gerenciamento de projetos é realizado através da aplicação e da integração dos seguintes processos de gerenciamento de projetos: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, e encerramento. O gerente de projetos é a pessoa responsável pela realização dos objetivos do projeto [1].
Já segundo o PRINCE2,
É o planejamento, acompanhamento e controle de todos os aspectos do projeto e da motivação de todos aqueles envolvidos para atingir os objetivos do projeto dentro dos prazos previstos e ao custo, qualidade e desempenho. O gerente é a pessoa com a autoridade e responsabilidade de gerenciar o projeto no dia-a-dia, para entregar os produtos requeridos dentro dos limites acordados com a comissão de projetos. O Gerente de Projetos é responsável por produzir um resultado que é capaz de alcançar os benefícios definidos no documento de iniciação do projeto [11].
Existem diversas outras definições, entretanto todas elas se apóiam em princípios básicos e restrições em comum. Primeiramente, o gerenciamento de projetos tem o desafio de atingir todos os objetivos do projeto respeitando uma tríplice de restrições básicas: escopo, tempo e custo (figura 1). Existe ainda a restrição de qualidade, que é quantificada de forma diretamente proporcional ao equilíbrio das três primeiras restrições citadas anteriormente.
O gerenciamento de projetos é realizado através de processos, usando conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas do gerenciamento de projetos que recebem entradas e geram saídas [1]. Processo é a seqüência de passos, tarefas e atividades que convertem entradas de fornecedores em uma saída: produtos, resultados ou serviços.
O gerenciamento de projetos é uma disciplina de caráter integrador, fazendo com que cada processo do produto ou serviço seja associado a outros