idade media
A filosofia e a ciência, tal como são entendidas hoje, surgiram na Grécia Oriental, na Jônia, durante o século V a.C. Sem negar a influência vinda da Ásia Menor, os gênios gregos estabeleceram as regras e os princípios que ficaram marcados na nossa história.
Heráclito (576-480 a.C.)
Conhecido como o “obscuro”, por seu estilo lapidar. “Tudo flui” ou “Não nos banhamos duas vezes no mesmo rio” são fórmulas usadas freqüentemente para resumir sua filosofia, baseada no antagonismo (quente-frio, seco-molhado, etc.) como elemento constitutivo do mundo.
Pitágoras (570-480 a.C.)
Fundador de uma escola filosófico-religiosa cuja doutrina aproxima estudos matemáticos e misticismo. Para seus adeptos, "os números são a fonte e a raiz de todas as coisas". Eles desenvolveram as teorias de Pitágoras sobre a astronomia, a música e a arquitetura.
Platão (429-347 a.C)
Filósofo, discípulo de Sócrates, é o fundador de uma importante escola filosófica da Antiguidade: a Academia. Além da célebre Defesa de Sócrates, sua obra contém 25 diálogos em especial O Banquete e A República. Ele desenvolveu uma crítica da democracia.
Parmênides (544-440 a.C)
Dizem que ele conheceu Sócrates em 450 a.C., em Atenas. Seu pensamento , conhecido pelo Poema, é diretamente oposto ao de Heráclito. Para ele, “tudo permanece”.
Aristóteles (384-322 a.C.)
Um dos maiores filósofos gregos. É o fundador de uma escola filosófica de renome: o Liceu. Devemos a ele o essencial de nossa informação sobre as noções de cidadão e cidadania e nosso conhecimento sobre as instituições. Suas obras incluem ainda tratados de lógica, obras de metafísica, moral, filosofia política, retórica, ciências naturais e críticas literárias.
Zenão de Cício (344-264 a.C.)
Comerciante convertido à filosofia depois da leitura das Memoráveis, de Xenofonte, ele abre sua escola por volta de 300 a.C. Ensina na Ágora, sob um pórtico (em grego, stoá, a origem do