conciencia negra
Introdução----------------------------------------------------------------------------------1
Dia da Consciência Negra------------------------------------------------------------------------------------------2
Como surgiu o Dia da Consciência Negra----------------------------------------------------------3
O fim da escravidão e suas consequências para os escravos------------------4 e 5
Quem foi Zumbi dos Palmares--------------------------------------------------------6 e 7
O que eram os quilombos e o que são as comunidades quilombolas------------8
A cultura afro-brasileira e o seu lugar na educação----------------------------------9
As comemorações do Dia da Consciência Negra e municípios que decretaram feriados- -10
Introdução
O Dia da Consciência Negra é uma data para a reflexão de todos nós brasileira. Durante o período da escravidão, os negros sofreram inúmeras injustiças. E à custa do seu sofrimento nas senzalas, nos campos e nas cidades, foi erguido tudo o que havia no Brasil daquela época. Os negros resistiram de diversas formas, nas muitas revoltas, fugas e com a formação de quilombos em várias partes do país. Assim, surgiu o Quilombo dos Palmares e o seu sonho de liberdade, que teve como principal líder Zumbi.
Veio a Abolição em 1888, o Brasil mudou e hoje é uma das maiores economias do mundo. No entanto, os negros continuaram em situação de desigualdade, ocupando as funções menos qualificadas no mercado de trabalho, sem acesso às terras ancestralmente ocupadas no campo, e na condição de maiores agentes e vítimas da violência nas periferias das grandes cidades. Sua luta, inspirada em Zumbi e em outros heróis negros que tombaram ao longo do caminho, precisava continuar.
Dia da Consciência Negra
Desde o início da década de 1970, os brasileiros têm comemorado o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro. A data foi escolhida justamente por ter sido o dia em que Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra ao regime escravocrata,