Concepções contemporânea da Ética
Concepções contemporânea da Ética
Por Daniel Carlos da Silva
Concepções contemporâneas da Ética (pág. 39 a 48) é o quarto subtítulo do capítulo 1 (pág. 21) intitulado Conceito da Ética, presente na obra Ética geral e profissional, de autoria do Doutor e Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo – USP, José Roberto Nalini, que foi publicado pela Editora Revista dos Tribunais, tendo em 2012 alcançado a sua 9ª edição.
Esta referida obra é fruto das experiências vivenciadas pelo autor, ao longo de sua gloriosa vida acadêmica como docente universitário, bem como profissional, uma vez que exerce atualmente o posto de Desembargador do Tribunal de Justiça do estado de São Paulo, onde também cumula no biênio de 2012 a 2013 a função de Corregedor Geral de Justiça naquele mesmo órgão do Poder Judiciário estadual.
Ao dissertar sobre o tema das concepções contemporâneas da Ética, o referido autor procura arrematar um pensamento seu exposto desde os primeiros parágrafos do primeiro capítulo, na ocasião em que tenta esclarecer aos leitores de uma maneira didática, até mesmo incomum entre os doutrinadores dessa ciência, da importância de uma consciência ética efetivada através de uma valoração do estudo sistemático da Ética com o objetivo da formação de uma “sociedade ética” compromissada com o exercício da cidadania e com os ideais de igualdade e justiça.
Segundo o que se percebe pela leitura atenta a este tópico ora tratado é que Nalini chama a atenção do leitor a respeito da existência de uma espécie de ceticismo ético presente na sociedade contemporânea do pós guerra. Para o mesmo, a sociedade vive atualmente uma “anemia ética” provocada pela franca decadência de alguns valores morais que em outras gerações eram tidas como essenciais à harmoniosa e pacífica convivência entre as pessoas.
Como não poderia deixar de ser, o autor para dar uma maior fundamentação ao tema por ele tratado, procura amparar suas reflexões-critícas na