Concentração de Renda.
PETROLINA – PE
2014
CONCENTRAÇÃO DE RENDA
Trabalho apresentado ao colegiado de Direito da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina, como um dos itens de avaliação da disciplina Fundamentos de Economia, ministrada pela prof. Ms. Deise Nascimento.
PETROLINA – PE
2014
CONSEQUÊNCIAS DA CONCENTRAÇÃO DE RENDA
Concentração de renda é uma expressão que descreve um processo de acumulação de renda por parte de uma coletividade, país ou mesmo conjunto de países, em detrimento do restante do grupo. É geralmente utilizada para descrever as desigualdades encontradas no Brasil ou mesmo no mundo inteiro, com referência à disparidade entre países ricos e pobres.
A concentração de renda pode ser mensurada de diversas formas. Geralmente, ela é deduzida somando-se a riqueza captada pelos países mais ricos. O número é então comparado com a soma da riqueza acumulada pelos países mais pobres. Assim, os números obtidos pelos 10% mais ricos e 10% mais pobres são confrontados, e quanto maior o contraste entre os resultados, diremos que maior será a concentração de renda por parte dos mais ricos. Esta é uma forma bem simples de estabelecer este conceito. Na verdade, existem métodos bastante conhecidos para aferir a concentração de renda: o mais conhecido é o Coeficiente de Gini.
A grande concentração de renda, como no caso brasileiro, que é gerada de forma injusta, conforme destaca Gandra (2002). está entre uma das mais elevadas do mundo, é responsável pela deterioração de alguns indicadores socioeconômicos e também é uma das principais fontes geradoras da pobreza. Esta enorme concentração dos rendimentos e da riqueza dificulta e impede o desenvolvimento democrático de um país. Sabemos que a maior causa da desigualdade social é a péssima distribuição da renda Nacional; todavia, o que contribui para que as pessoas não possam