Conceitos e nomenclaturas da farmacologia
É a ciência que estuda como os medicamentos interagem com os organismos vivos. A Farmacologia é utilizada com os objetivos terapêuticos (seja para curar ou controlar doenças ou aliviar sintomas), preventivos (por exemplo, vacinas, e, fluoração da água), e, diagnósticos (por exemplo, contrastes usados em exames).
Ramos da Farmacologia
Farmacocinética: Descreve o que o corpo faz com a droga, ou seja, em qual ponto ocorre a absorção, locais no qual o fármaco se acumula no organismo, rota de bi transformação e onde ocorre a sua excreção.
Farmacodinâmica: Estuda o que a droga faz com o corpo, quais processos fisiológicos são afetados pelos fármacos, com isso pode-se afirmar que o foco da farmacodinâmica é: local e mecanismo de ação, relação entre concentração e magnitude do efeito, variação de efeitos e respostas.
Farmacologia – Princípios Básicos
Droga: É definida como sendo qualquer substância que é capaz de modificar a função dos organismos vivos, resultando em mudanças fisiológicas ou de comportamento.
Fármaco: Substancia química capaz de provocar algum efeito terapêutico no organismo.
Medicamento: Produto tecnicamente elaborado contendo um ou mais fármacos. Os outros componentes do medicamento recebem a denominação de excipientes, os quais podem ter as mais variadas funções, como melhorar o sabor, odor e até mesmo atuar como conservantes do mesmo; lembrando que do ponto de vista terapêutico o excipiente é inerte, não devendo também, interagir com o fármaco.
Princípio Ativo: Corresponde à substância (ou grupo destas), responsável pela ação terapêutica, com composição química e ação farmacológica conhecidas.
Remédio: É a todo e qualquer tipo de cuidado utilizado para curar ou aliviar doenças, sintomas, desconforto e mal-estar.
Algumas Definições Básicas em Farmacologia
Dose de ataque: Consiste na dose única que é suficiente para elevar rapidamente a quantidade do fármaco no organismo