conceitos e formas de investimenos
Cada vez mais presente em nosso dia a dia o termo “ Investimento “ nada mais é do que utilizar recursos presente ($), para adquirir retorno futuro.
Hoje há varias formas de Investimentos como: a compra de uma casa, um carro, um curso, a abertura de uma poupança, todas essas opções aqui mencionadas são uma forma de Investimento ao qual será utilizado recurso inicial para que no futuro haja o retorno esperado. Como exemplo claro podemos citar a abertura de uma empresa, é muito importante para as organizações investirem seja na compra de uma máquina para o aumento da capacidade produtiva de seus produtos e assim obter resultados (Lucro) o que nem sempre estão diretamente ligados as vezes é possível investir e apenas adquirir o recurso aplicado inicialmente, desta forma não houve lucro mas também não houve perda. O Investimento em propaganda também é uma forma de investimento das organizações, para que assim seu público alvo seja atingido de forma que o produto da concorrência tenha uma queda nas vendas. Há três tipos de Investimento:
Investimento Público: como o nome mesmo já diz o governo ou entidades públicas investem com objetivo de retornos sociais. Como exemplo podemos citar: Escolas, Hospitais, Rede de Saneamento etc;
Investimento Privado: são recursos por pessoas jurídicas (Empresas) ou pessoas físicas, são de uma grande importância pois geram empregos e tributos ao país. Como exemplo citamos: Fábricas, Prestação de Serviço, Lojas etc;
Investimento Misto: são recursos disponibilizados por empresas e entidades públicas. Como exemplo podemos citar: Petrobras, Banco do Brasil, Caixa Econômica.
O Investimento é indispensável pois desta forma o mercado continua em constante movimento garantindo o crescimento da Economia do país.
Bibliografia: PLT 673 - ANÁLISE DE INVESTIMENTOS, Autor: Rodolfo Leandro de Faria Olivo , Editora Alínea