Conceitos e conhecimentos distorcidos e equivocados a respeito das sociedades indígenas.
O Presente texto tem por objetivo apresentar as idéias distorcidas que os livros didáticos relatam sobre as culturas indígenas. A partir da visão dos autores Norma Telles, Gersem Luciano Santos, Grupioni e outros. Discutiremos como desconstruir os preconceitos eurocêntricos contra os povos indígenas, existente de diferentes formas na sociedade, gerado pelo desconhecimento ou por informações incompletas.
Pensamentos e idéias distorcidas e equivocadas sobre as sociedades indígenas Segundo Norma Telles a descoberta ou conquista européia significou para os índios, a escravidão. A tomada da terra e a colonização foi um momento de tristeza para os povos indígenas que foram obrigados a fazer parte de uma nova cultura, sendo que estes já tinham sua própria cultura, que foi ignorada pelo europeu com sua visão etnocêntrica.
Ao examinar alguns manuais, constatamos que, em geral, são obras cheias de esteriótipos, possuem uma vontade excessiva de adaptar o real a desígnos convencionaisa, até conservadores, prendendo-se a um modelo ideal de como as coisas deveria sere assim esvaziando a história e os grupos étnicos envolvidos. O outro é sempre negado pelas culturas européias, pois o universo no qual está integrado passa a depender dessas culturas O conceito de descoberta comporta na verdade um julgamento de valor sobre a historicidade dos povos que aqui viviam, quer dizer, sobre a significação da vida e das realizações desses povos comparado a maneira como a Europa vê e interpreta. Os livros didáticos trazem uma visão equivocada. Na época da colonização não houve respeito pela cultura indígena, eles eram visto como animais. Os grupos tribais tenderam a se homogeneizar com a dominação. A definição de território e terra passou a se escrever nas concepções econômicas - jurídicas ocidentais. Neste contexto a sociedade indígena perdeu sua autonomia dentro do território e passou a ser dependente da economia da sociedade nacional. Foi assim que as