Conceitos b sicos de gest o de custos
A atribuição de custos é uma das atividades básicas do sistema de contabilidade de custos. Melhorar o processo de atribuição de custos tem sido um dos principais desafios na área de gestão de custos atualmente.
O processo de gestão de custos, por sua vez, requer o entendimento dos conceitos fundamentais e das terminologias de custos. É necessário conhecer algumas definições para compreender minimamente os procedimentos de custeio e avaliação de resultados. Ao fornecer essas definições, não se tenciona exaurir a apresentação de diferentes nomenclaturas, mas apresentar um conjunto de nomenclaturas que possibilite ter uma idéia como os custos são formulados.
Custo é, em essência, o valor em dinheiro, ou equivalente em dinheiro, sacrificado para produtos e serviços que, segundo se espera, tragam um benefício atual ou futuro para a organização. Dizemos equivalente em dinheiro porque ativos não-monetários podem ser trocados pelos produtos ou serviços desejados. Por exemplo, é possível trocar equipamentos por materiais usados na produção.
Custos são incorridos para produzir benefícios futuros. Em uma empresa rentável, normalmente lês significam receitas. Enquanto custos são usados na produção de receitas, são ditos expirados. Custos expirados são chamados despesas.
Em cada período, as despesas são deduzidas das receitas na demonstração de resultados para determinar o lucro do período.
Uma perda é um custo que expira sem produzir qualquer benefício de receita. Por exemplo, o custo de estoque sem a cobertura de seguros contra uma enchente seria classificado como uma perda na demonstração de resultados.
Muitos custos não expiram em um dado período. Esses custos não expirados são classificados como ativos e aparecem no balanço. Computadores e prédios da fábrica são exemplos de ativos que duram mais do que um período. Observe que a principal diferença entre um custo que está sendo classificado como uma despesa ou como um ativo é o