Conceitos variados religião
GEAN RODRIGO
V. A. 2 II TRIMESTRE
Luís Eduardo Magalhães, BA.
2013.
O respeito à Fé (ou não) de cada um.
Atualmente, o dicionário Priberam de língua portuguesa conceitua fé como “Sentimento de quem acredita em determinados ideias ou princípios religiosos”. Diante disso, a sociedade geralmente considera a existência de duas grandes vertentes, que são o ateísmo e o teísmo. Ateísmo seria a não crença ou participação a qualquer religião, ou na existência de Deus. Enquanto o teísmo seria relativamente o contrário, cuja intensidade dessa fé depende da pessoa.
Diante disso, percebe-se certo repúdio da sociedade atual aos ateístas, muitas vezes considerados como pertencentes a alguma vertente Satânica ou algo do tipo. Na verdade não é isso, há apenas uma ausência de fé em algo superior, ou inadequação dos ideais do indivíduo, ateu, quanto aos dogmas das religiões existentes.
Devido a isso, deve haver um respeito mútuo tanto por parte do fiel, quanto por parte do ateu, tendo em vista que cada um tem o direito de ser diferente, e exercer sua crença, sem ser erroneamente julgado pela sociedade, ou pela maioria. Da mesma maneira que na sociedade, pelo menos brasileira, há um respeito quanto a divergências nas religiões, deve haver no que diz respeito à fé e os ideais de cada um.
Ateísmo
“Ateísmo é a negação ou a falta da crença na existência de deus(es). O termo ateísmo vem do prefixo grego “a-”, significando “ausência”, e da palavra grega theos, significando “divindade”. A negação da existência de Deus é conhecida como ateísmo “ativo” ou “forte”; a simples descrença é denominada ateísmo “passivo” ou “fraco”. Apesar de o ateísmo ser frequentemente visto como algo distinto do agnosticismo — visão segundo a qual não podemos saber se uma divindade existe ou não, mantendo uma posição neutra sobre o assunto —, ele é compatível com o ateísmo “passivo”.
O