Conceitos Desigualdade de Géneros
Assédio sexual – Conduta indesejável ou outro comportamento de índole
sexual que afeta a dignidade de homens e mulheres (incluindo, no trabalho, a conduta de superiores e colegas).
Desigualdade de Género - Assimetrias nos indicadores sociais entre a situação das mulherese dos homens tanto na esfera pública como na esfera privada.
Estereótipos de Género - Representações generalizadas e socialmente valorizadas acerca do que as mulheres e os homens devem ser e fazer.
Género – Conceito que remete para as diferenças sociais (por oposição às biológicas) entre homens e mulheres. Estas diferenças são tradicionalmente inculcadas pela socialização, são mutáveis ao longo do tempo e apresentam grandes variações entre e intraculturas.
Igualdade de género – Conceito que significa, por um lado, que todos os seres humanos são livres de desenvolver as suas capacidades pessoais e de fazer opções independentes dos papéis atribuídos a homens e mulheres, e, por outro, que os diversos comportamentos, aspirações e necessidades de mulheres e homens são igualmente considerados e valorizados.
Lei da Paridade - Estabelece que as listas para a Assembleia da República, para o Parlamento Europeu e para as Autarquias Locais, são compostas de modo a assegurar a representação mínima de 33% de cada um dos sexos.
Papéis em função do Género – Conjunto de normas de acção e comportamento tradicionalmente atribuídas a homens e mulheres e inculcadas e perpetuadas da forma descrita em Contrato Social de Género.
Sexo – Características biológicas que distinguem os seres humanos femininos e masculinos.
Violência Doméstica/Familiar – Qualquer forma de violência física, sexual ou psicológica que ponha em risco a segurança e bem-estar de um membro da família e/ou o uso ou a ameaça de força física ou emocional, incluindo violência sexual, na família. Neste conceito inclui-se o buso de menores, o incesto, os maus tratos a mulheres e os abusos