Conceitos de Mecânica dos Solos
1. Discorra sobre os grupos rochosos e a inter-relação cíclica, especificando os processos pertinentes entre os mesmos.
Os grupos rochosos podem ser rochas sedimentares, as rochas metamórficas e as rochas ígneas (magmáticas). As rochas sedimentares podem se tornar metamórficas através do metamorfismo. As rochas metamórficas podem se tornar ígneas através da fusão. As ígneas podem se tornar sedimentares através de intemperismo, erosão e transporte (que a transforma em sedimentos) seguido de litificação e deposição. As rochas ígneas também podem se tornar metamórficas através do metamorfismo. E as rochas sedimentares e metamórficas também tornam-se sedimentos a partir de intemperismo, erosão e transporte.
OBS.: litificação é a ação de associação de sedimentos.
Metamorfismo derruba as características geomecânicas – fica sem resistência.
2. Como se classificam os solos de acordo com o tamanho dos grãos?
Os solos mais grossos são classificados como areias e pedregulhos. Dentro do grupo das areias, existe uma subdivisão de areias finas, médias e grossas, os pedregulhos são maiores que a areia grossa. Os solos finos são classificados como argila e silte, sendo o grão das argilas menores do que os grãos de silte.
3. Especifique e diferencie Evolução Geológica de Pedológica
A evolução geológica está relacionada com a evolução da gênese dos solos, a pedológica leva em conta a parte mais superficial do perfil do subsolo, pois é onde mostra-se mais evidente a atuação de fatores pedogenéticos (clima, temperatura, organismos vivos, tempo, etc...)
4. Qual o significado de intemperismo físico-biológico?
O intemperismo físico-biológico é o fraturamento + decomposição das rochas , mantendo a composição mineralógica da rocha mater (continua sendo materiais primários) com a participação de microorganismos. Ocorre mudança nas propriedades físicas, como morfologia, resistência, textura, etc.
5. Qual o significado do intemperismo químico-biológico?
O