conceitos de geografia
AGREGADO FAMILIAR AGRÍCOLA
Conjunto de pessoas que fazem parte do agregado doméstico do produtor (singular), quer trabalhem ou não na exploração, bem como de outros membros da família que, não pertencendo ao agregado doméstico, participam regularmente nos trabalhos agrícolas da exploração.
CAPITAÇÃO
Consumo humano médio expresso em quilogramas ou litros/habitante, durante o período de referência, tomando para base do seu cálculo a população residente no território a meio ou no fim do ano, consoante o período de referência observado.
CONSUMO DE CAPITAL FIXO
Representa o desgaste, durante o processo produtivo, ou a obsolescência, devido à evolução tecnológica, dos bens de capital fixo, tais como equipamentos, edifícios, construções e plantações.
CONSUMO HUMANO
Emprego que corresponde às quantidades de produtos postos à disposição da população, durante o período de referência, quer sob a forma de produto primário, consumido nesse estado, quer sob a forma de produto transformado, convertido a primário.
CULTURAS PERMANENTES
Culturas que ocupam a terra durante um longo período e fornecem repetidas colheitas. Não entram nas rotações culturais. Não incluem as pastagens permanentes. Só são considerados os povoamentos regulares de árvores de fruto, com uma densidade mínima de 100 árvores, sendo de 45 no caso de oliveiras, figueiras e frutos secos.
CULTURAS TEMPORÁRIAS
Culturas cujo ciclo vegetativo não excede um ano (as anuais) e também as que são ressemeadas com intervalos que não ultrapassam 5 anos.
DIMENSÃO ECONÓMICA (DE)
Corresponde ao valor de margem bruta da exploração, isto é, o somatório das margens brutas das diferentes actividades existentes na exploração, calculadas com base nas margens brutas standard (MBS). É expressa em unidades de dimensão europeia (1 UDE 1200 euros).
FORMAÇÃO BRUTA DE CAPITAL FIXO
Valor dos bens duráveis adquiridos para serem utilizados por prazo superior a um ano no processo produtivo e