Conceitos básicos/juros simples e compostos
Módulo: 2 Atividade: Individual 1
Título: Conceitos básicos/Juros simples e compostos
Disciplina: Matemática Financeira Turma: Introdução
Vamos através dessa atividade, refletir sobre os conceitos preliminares da matemática financeira.
O custo do dinheiro no tempo, as operações financeiras, juros, os pontos positivos e negativos dos regimes da capitalização e analisar qual regime de capitalização é mais adequado à aplicação e à captação de recursos pela empresa.
Justificativa
Essa reflexão faz-se necessária para que possamos apreender a forma como se dão as operações financeiras, e assim aperfeiçoar cada vez mais as relações administrativas.
Desenvolvimento
Temos por matemática financeira a ferramenta que nos auxilia nos cálculos de manipulação dos valores financeiros ao longo do tempo, para que com isso se tome decisões financeiras ótimas, ou seja, aquelas que visam ao aumento da riqueza dos investidores. Essa riqueza se dá através do valor do dinheiro no tempo.
Se hoje eu tenho determinada quantia “X” e aplicá-la, amanhã terei “X”+juros decorrente da aplicação dessa quantia, ou seja, “X” vale mais hoje do que “X” amanhã.
Isso acontece, porque todo capital que não é investido perde o que poderia estar recebendo sob a forma de juros. É um custo de oportunidade perdido.
Assim, quando o capital está sendo aplicado, por qualquer investimento que seja, ele estará sendo remunerado. A essa remuneração damos o nome de juros.
Ao capital que apresentamos hoje, damos o nome de Valor Presente. Quando aplicamos, recebemos ou pagamos esse capital no futuro, o denominamos de Valor Futuro. Esse também pode ser considerado Valor Presente em relação a um outro valor alocado mais no futuro.
Às transações que efetuamos no dia a dia como empréstimos desconto antecipado de duplicatas, financiamentos, aplicação em fundos de investimento, damos o nome de operações financeiras. Nelas existe: de um lado o