Conceitos Básicos de Materialismo Histórico
Começamos a entender a teoria do Materialismo Histórico percebendo como seus conceitos se articulam. Os conceitos desenvolvidos por Karl Marx (1818 - 1883) em sua teoria são:
MERCADORIA - CAPITAL - LEI DA MAIS-VALIA - CLASSES SOCIAIS - ESTADO E IDEOLOGIA Diferentemente do Positivismo de Auguste Comte e Émile Durkheim, que queriam saber como era a sociedade, estudando a consciência social e as regras morais, Marx irá descobrir como a sociedade é, analisando a forma de as pessoas trabalharem nessa sociedade. Por fim, é importante ressaltar que, ao aprendermos simplificadamente a teoria do Materialismo Histórico, veremos que é impossível uni-la com o Positivismo. Aceitar uma implica negar a outra, pois são duas formas radicalmente oposta de entender um mesmo fenômeno: a sociedade capitalista.
1- A MERCADORIA: Em seu livro mais importante, O Capital, Marx afirmava que a nossa sociedade aparece inicialmente como um grande depósito de mercadorias. Por exemplo: relaciono-me com o padeiro, porque compro seu pão; relaciono-me com o cobrador do ônibus, pois pago a passagem; relaciono-me com o caixa do mercado, ao pagar meus alimentos; tudo acaba sendo mercadoria. O trabalhador vende sua capacidade de trabalhar em troca de um salário, e assim por diante. No entanto, o que pode existir por trás de uma simples troca de mercadorias? Esta é a questão que Marx se propõe resolver nos primeiros capítulos de O Capital, para descobrir o mecanismo do sistema capitalista, em seguida. Assim, para entender a sua teoria, partimos do estudo da mercadoria.
2- O PROCESSO DE CIRCULAÇÃO SIMPLES DE MERCADORIAS: Sabemos que, para sobreviver, as pessoas produzem os bens materiais para seu consumo, transformando assim a natureza com seu trabalho. "Porém, é impossível um só homem fabricar todos os bens de consumo de que necessita, dado que a exigência humana, para a satisfação da vida, é grande e variada. Para resolver este