Conceitos Básicos de Economia
Professora Ms. Gisele Spricigo (giseles@unisinos.br ou giselespricigo@hotmail.com)
Podemos chamar o conteúdo a seguir como uma introdução à economia. Em outras palavras, é um grande resumo do que estudaremos nesse bimestre.
Inicialmente, cabe chamar a atenção para algumas questões:
Conhecimento: A Economia e seus conceitos básicos1
A origem da palavra economia: deriva do grego oikosnomos (de oikos, casa e nomos, lei) que significa a administração de uma casa, ou do Estado.
A economia é uma ciência social que estuda como os indivíduos e a sociedade decidem (ou escolhem) empregar os recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre várias pessoas e grupos de sociedades, a fim de satisfazer as necessidades humanas (Vasconcellos & Garcia, 2003).
Economia é a ciência que se ocupa da administração dos recursos escassos entre usos alternativos e fins competitivos (Paul Samuelson).
A economia pode ser dividida em duas grandes áreas de estudo: a microeconomia e a macroeconomia. A microeconomia ocupa-se da análise do comportamento das unidades econômicas, como famílias, consumidores e empresas. Considera assim, essas unidades econômicas como se fossem unidades individuais.
A macroeconomia estuda o funcionamento da economia como um todo, ou seja, ocupa-se do comportamento global do sistema econômico.
1
Este conteúdo está baseado nas seguintes bibliografias: (MORCILLO & TROSTER, 1997);
(MANKIW, 1999); (PINHO & VASCONCELLOS, 1998); (VASCONCELLOS & GARCIA, 1998).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
Professora Ms. Gisele Spricigo (giseles@unisinos.br ou giselespricigo@hotmail.com)
Mas afinal de contas: o que é a Economia? Quais os elementos que são objetos de estudos das Ciências Econômicas?
Através do conceito, destacam-se os elementos que são objetos de estudo das
Ciências Econômicas:
Escolha
Escassez