CONCEITO E IMPORTÂNCIA DA NEGOCIAÇÃO
Mauro Corte Real
Nesta parte são apresentados conceitos e importância da negociação, o porquê da negociação.
O aluno devera ser capaz de: compreender o que é negociação e sua importância relacionar a negociação com a boa gestão e inseri-la no contexto da gestão das organizações.
Inicialmente discute-se a importância da negociação para a gestão e o desempenho profissional, segue-se o conceito de negociação, suas essencialidades e ao final apresenta-se um diagrama ou modelo de negociação.
1.1 A importância da negociação
“TODO O MUNDO NEGOCIA O TEMPO TODO”
Alguém afirmou isto. E nada é mais verdadeiro. ,E na gestão isto ocorre da mesma forma. A negociação é uma ferramenta essencial da boa gestão de qualquer coisa. E é uma ferramenta ainda mais essencial nas organizações, com ou sem fins de lucro, nas empresas, nas corporações.
Há negociação por toda parte. Há quem afirme que a negociação é, depois da leitura e da escrita, a habilidade mais importante para ser bem-sucedido pessoalmente, financeiramente e principalmente nos negócios.
Estar em negociação é uma prática constante. Negociações curtas e longas. Somos constantemente desafiados. Negociamos sobre o que fazer e o que não fazer. E se quisermos ter êxito nestes desafios, a negociação torna-se decisiva. (Peeling, 2009).
Existem negociações comerciais, administrativas, jurídicas, trabalhistas, diplomáticas, politicas, afetivas, sociais e muitas outras. A negociação está presente em tudo o que fazemos ou em tudo em que participamos.
De forma especial a negociação está presente no mundo das empresas. Para Júlio (2005), a prática da negociação está para o mundo das empresas, como a linguagem, para a vida em sociedade.
Para Daft (2007) negociação é o meio mais formal de alcançar a cooperação. A negociação usa a barganha formal para ganhar aceitação e aprovação de uma mudança desejada.
Cohen (2008) afirma que negociação é o nome que se dá para um processo de tomada de