Conceito e exemplo de ecodesign
No ecodesign, o ciclo de vida do produto é um dos aspectos verificados no processo de design, buscando, assim, reduzir a carga ambiental total com fornecedores, distribuidores, usuários, companhias de reciclagem e empresas de processamento.
Acredita-se que grande parte dos problemas ambientais foi causada pelo design convencional e pela indústria, pois desconsideraram os riscos e os impactos ambientais ao produzir bens e serviços.
Criar produtos e serviços de qualidade, que consumam cada vez menos insumos e matérias-primas, não é um desafio novo para as empresas. Há pelo menos duas décadas, algumas das principais companhias vêm buscando a ecoeficiência, a fim de atender mercados mais exigentes, melhorar a competitividade e aumentar a produtividade.
Um exemplo de ecoeficiência foi demonstrado pela empresa alemã Basf, que criou uma ferramenta de avaliação - a ACV (Avaliação de Ciclo de Vida) - utilizada para analisar os produtos a partir de 22 referenciais e propor ecossoluções.
No caso da Basf, uma das consequências da aplicação da ACV foi a substituição das embalagens cartonadas ou de vidro por embalagens plásticas. O vidro recebeu a pior avaliação, pois sua produção exige exploração maior do solo e mais espaço de armazenamento, além de oferecer maior risco de acidente. A embalagem cartonada perdeu pontos devido ao alto custo do seu processo de reciclagem.
Produtos mais eficientes no Brasil
A ACV, utilizada na Alemanha desde 1996 e nos Estados Unidos desde 2002, foi disponibilizada no Brasil a partir de 2005. A partir dessa data, começaram a