conceito e caracterização
Ciência, administração e gestão escolares.
Organização: conceito e caracterização
As organizações como unidade social intencionalmente construída e reconstruída, a fim de atingir objetos específicos: caracterizam-se por divisões de trabalho, poder e responsabilidades de comunicação. As organizações apresentam-se “com finalidades diversas, tamanhas e complexidade variável e com diferentes características” (BLAU.
“A estrutura das relações sociais em um grupo ou coletividade maior de pessoas; (2) as crenças e orientações compartilhadas que unem os membros da coletividade e guiam sua conduta”.
Ao lado das organizações representadas pelos agrupamentos de seres humanos que convivem em torno de certas afinidades. Nesses casos, as finalidades a serem atingidas, as regras a que os membros da organização devem obedecer e a estrutura de posição que define as relações entre eles (esquema organizacional), não surgiram espontaneamente durante o curso de interação social, mas foram designadas conscientemente, a priori, para antecipar e guiar a interação e as atividades.
O conceito de organização formal expressa que “caracteriza-se por finalidades”. Atuam produzindo transformação da realidade, uma vez que os recursos humanos e materiais nelas integrados interagem em um dado cenário para a produção de resultados compatíveis com suas finalidades.
Uma escola é uma organização de prestação de serviços, cujo objetivo principal é a promoção do ensino e da aprendizagem. No entanto, as escolas não são organizadas apenas pelos seus atores de forma independente; elas são orientadas por teorias, modelos e normas organizacionais, incorporadas e seus contextos.
O estudo da administração tem suas origens no século XVIII, com a Revolução Industrial (CHIAVENATO, 1979). É a introdução definitiva da maquinaria e da especialização do trabalho. À intensa transformação dos meios de produção de transporte e de comunicações, surgem as teorias e seus principais