Conceito e aplicação da estatistica
Estatística é um conjunto de métodos e técnicas de coleta de dados e análise de informações para um experimento a ser realizado, ela permite o estudo e controle adequado de fenômenos, fatos e eventos sujeitos a situações incertas.
Com o constante desenvolvimento de novas técnicas e metodologias de analises de dados estatísticos, as informações esta sendo cada vez mais disponibilizadas em diversos sistemas tornando-as acessíveis a todos os cidadãos e organizações sociais.
Antigamente com a contagem populacional ou mesmo com o armazenamento das informações de batizados, casamentos e funerais, era um método usado pelos governantes na Europa Ocidental, para ter um controle maior sobre a população.
Com o crescente aumento populacional houve a necessidade de criar escolas e institutos de pesquisas estatísticas. No Brasil conhecido como IBGE o qual é vinculado com a escola nacional de estatística, que é o órgão responsável pela produção das informações estatísticas oficiais do País.
A estatística pode ser empregada como uma ferramenta fundamental em varias ciências, ela permite identificar situações criticas e, consequentemente, atuar sobre seu controle. As organizações modernas estão se tornando cada vez mais dependente de dados estatísticos para obter informações essenciais sobre seus processos de trabalho, definindo melhor suas metas, identificar seus pontos fracos e atuar na melhoria contínua de seus processos.
No mercado de trabalho a diversidade de atuação é um dos pontos de grandes atrativos da estatística. Algumas das áreas de atuação são: o Indústrias o Área de RH o Universidades e instituições de pesquisas o Área de demografia o Área de marketing e analise de mercado o Área financeira e bancaria
1.2 - O PERFIL DO ESTATÍSTICO
O regulamento do exercício profissional do estatístico foi criado em 15/07/1965 suas reponsabilidades estão redigidas pela lei n°4739 e pelo decreto n°62.497.
A função acadêmica do