Conceito SIG
SIG é a abreviação para Sistema de Informação Geográfica, ou em inglês GIS (Geographic Information System). É uma tecnologia de posicionamento, localização e visualização de dados que captura, armazena, verifica, integra, manipula e exibe dados, utilizando mapas digitalizados. Sua característica mais marcante é que cada registro ou objeto digital tem sua localização geográfica identificada. O sistema consiste da integração de mapas e camadas com dados orientados no espaço (localização geográfica). Funciona como bancos de dados no qual os usuários podem gerar informações para planejamento, solução de problemas e tomadas de decisão.
Um SIG pode ajudar a aumentar a produtividade de uma organização e a qualidade e rapidez de suas decisões. É possível sobrepor dados em um mapa utilizando marcadores e cores. Por exemplo: pode se mapear a localização das filiais e a porcentagem de sobreposição entre filiais mostrando em uma imagem o que exigiria milhares de palavras para descrever.
2. Categorias de SIG
O campo do SIG pode ser dividido em duas categorias principais: Funções e Aplicações. Existem quatro funções principais:
a) Imagens espaciais (mapas eletrônicos);
b) Elaboração e planejamento;
c) Gerenciamento de bancos de dados;
d) Modelagem para tomada de decisões.
Essas funções dão suporte a diferentes áreas de aplicações, que são a pesquisa e o mapeamento, projeto e engenharia, análise de mercados e demográfica, transporte e logística, gerenciamento de recursos, planejamento estratégico e tomada de decisões. O SIG é particularmente útil no suporte a decisões.
A maioria dos principais fornecedores de software de SIG está fornecendo acesso a Web por meio de navegadores ou um servidor de Web/Internet/Intranet ligado diretamente ao software. Assim, os usuários podem ter acesso a dados e mapas dinâmicos via internet ou intranet corporativa.
3. SIG e Tomada de Decisões
O SIG é capaz de agregar e fornecer de maneira instantânea uma grande quantidade de