Conceito mvc
http://blog.bruner.eti.br/arquitetura-mvc/
Arquitetura MVC | Rodrigo Bruner
A algum tempo atrás conclui minha pós-graduação em Engenharia de Software e me lembro muito bem que uns dos temas mais debatidos dentro deste periodo era a arquitetura MVC e a reutilização de componentes.
Na época escrevi este artigo.
1
INTRODUÇÃO
Nos últimos anos devido a popularização e constante evolução dos computadores e outros dispositivos, há uma demanda muito grande por softwares das mais diversas funcionalidades, porém a crescente variedade de plataformas e equipamentos que levam embarcados em si algum tipo de software faz com que pensamos em um modelo no qual possibilite o reaproveitamento máximo das funcionalidades ou de partes dos sistemas produzidos nas mais diversas plataformas e equipamentos.
Algumas linguagens e tecnologias atuais possibilitam essa versatilidade de equipamento e plataforma, podemos citar aqui o caso do Java, no qual possibilita o desenvolvimento de softwares desktop, web e embarcado nos dando assim a possibilidade de um mesmo software rodar em diversas plataformas.
Contanto esbarramos em um problema que é a forma de apresentação das aplicações na qual em cada plataforma possui características diferentes, sendo assim logo imaginamos que na maioria das vezes faz com que o reaproveitamento do software não seja possível. Pois é ai que surge o tema principal deste artigo o qual visa a aplicação do padrão de projeto MVC em sistemas web.
2 – M VC
O MVC, cujo é um padrão de arquitetura de software que em sua essência prega a separação da programação em três camadas, regra de negócio, interface e controle da aplicação, essas camadas são respectivamente nomeadas de Model View Controller .
Muitos atribuem sua criação a Trygve M. H. Reenskaug para linguagem de programação Smalltalk e a
Martin Fowler que estudou o padrão e propôs evoluções para Web, aplicativos GUI e outros.
Para compreender um pouco mais a