trabalho sobre MVC
Introdução
Com o desenvolvimento e evolução dos programas e, conseqüentemente, da forma de se fazer os programas, novas abordagens tiveram que ser pensadas para facilitar a programação e garantir que os softwares, depois de prontos, fossem mais facilmente manuteníveis. A partir disso surgiu o conceito de dividir tarefas, de garantir com que cada “camada” da aplicação tenha seu próprio escopo e definição e que a comunicação entre todas elas se dê de maneira eficiente e controlada. A partir disso surgiram vários padrões de desenvolvimento, dentre um deles o MVC.
MVC é um padrão de arquitetura de software que representa a separação dos dados: lógica de aplicação (model) e da interface com o usuário (view),com um controlador fazendo o papel de intermediário entre os dois (controller), foi desenvolvido em 1979 por Trygve M.H Reenskaug com a solução para o problema geral de oferecer aos usuários controle sobre suas informações a partir de múltiplas perspectivas ,e foi usado pela primeira vez no Smalltalk (linguagem de programação orientada a objetos). MVC pode ser entendido como uma divisão de tarefas em um aplicativo.
Arquitetura MVC
Em um projeto de software baseado no padrão MVC, define-se uma arquitetura básica de três camadas possivelmente abstrato ilustrado na figura abaixo e que detalharemos logo em seguida:
Model
E uma camada que manipula e modela os dados gerenciando o comportamento o domínio da aplicação. Esta também estabelece as regras de negocio, descreve como gerenciar o acesso e a modificação dos dados mantendo o modelo no estado persistente do negocio e fornece ao controlador a capacidade de acessar as funcionalidades da aplicação encapsuladas pelo próprio modelo.
Sendo então o modelo um conjunto de dados armazenados freqüentemente e relacionado a um banco de dados, o qual se preocupa apenas com o armazenamento, manipulação e geração de dados. O acesso o seu conteúdo acontece através do controlador e dependendo