conceito economia
INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ECONOMIA
MATEUS PEREIRA SANTOS 3° PERÍODO
ECONOMIA – Segundo Paul A. Samuelson e William D. Nordhaus, economia é a ciência que estuda a forma como as sociedades utilizam os recursos escassos para produzir bens com valor e de como os distribuem entre os vários indivíduos.
SISTEMA ECONÔMICO – “Um sistema econômico pode ser definido como sendo a forma política, social e econômica pelo qual estar organizada uma sociedade. Engloba o tipo de propriedade, a gestão da economia, os processos de circulação das mercadorias, o consumo e os níveis de desenvolvimento tecnológico e da divisão do trabalho”. Definição de Carlos Escóssia.
SISTEMA MONETÁRIO – São normas que têm como objetivo definir a moeda vigente em certo local, os parâmetros para sua circulação, emissão, conversão.
GLOBALIZAÇÃO – “O termo globalização designa um fenômeno de abertura das economias e das respectivas fronteiras em resultado do acentuado crescimento das trocas internacionais de mercadorias, da intensificação dos movimentos de capitais, da circulação de pessoas, do conhecimento e da informação, proporcionados quer pelo desenvolvimento dos transportes e das comunicações, quer pela crescente abertura das fronteiras ao comércio internacional”. Definição de Paulo Nunes
PIB – O PIB (Produto Interno Bruto) é adquirido através da soma de todos os bens e produtos finais de certa região em certo e determinado período de tempo, sendo, portanto, utilizado para medir o crescimento econômico desta região, seja ela país, estado ou cidade.
PEA – A PEA (População Economicamente Ativa) é a população de mão-de-obra, empregada ou não, com a qual o setor produtivo pode contar.
TAXA SELIC – A Taxa Selic é considerada a taxa básica de juros da economia, por ser usada em operações entre bancos e ter influência sobre os juros de toda a economia.
MINISTÉRIO DA FAZENDA – “O Ministério da Fazenda é o