Conceito do concreto armado
Denomina-se concreto um material formado pela mistura de cimento, água, agregado graúdo (brita ou cascalho) e agregado miúdo (areia). O concreto fresco tem consistência plástica, podendo ser moldado, na forma e dimensões desejadas, colocando-se a massa no interior de fôrmas de madeira ou outro material adequado.
O concreto endurecido tem elevada resistência à compressão (da ordem de 20 a 50 MPa), porém sua resistência à tração é baixa (de ordem de 10% da resistência à compressão). Com essas características, o concreto pode ser utilizado, em substituição à alvenaria de pedra, em obras onde o material trabalha à compreensão, a saber: muros de arrimo de peso, barragens de peso, arcos, abóbadas etc.
A resistência à tração do concreto, além de ser baixa, é pouco confiável. A secagem do concreto produz retração volumétrica, a qual, muitas vezes, provoca fissuras superficiais com maior ou menor penetração na massa do material. Nessas condições, o concreto simples não pode ser empregado em peças solicitadas à tração.
Denomina-se concreto armado o material misto obtido pela colocação de barras de aço no interior do concreto. As armaduras são posicionadas, no interior da fôrma, antes do lançamento, nas mesmas, do concreto plástico. Este envolve as barras de aço, obtendo-se, após endurecimento, uma peça de concreto armado.
As vantagens do concreto armado apresentam como material de construção é:
• Materiais econômicos e disponíveis com abundancia no globo terrestre;
• Grande facilidade de moldagem, permitindo adoção das mais variadas formas;
• Emprego extensivo de mão-de-obra não qualificada e equipamentos simples;
• Elevada resistência à ação do fogo;
• Elevada resistência ao desgaste