Conceito despesa
Conceito
Despesa é todo o gasto que a empresa precisa ter para obter ou gerar uma receita, como por exemplo, os salários, água, luz, telefone, impostos, aluguéis pagos e etc. Para a contabilidade, uma despesa representa uma diminuição do ativo e aumento do passivo; e assim como as receitas provocam um aumento do patrimônio líquido, as despesas, diminuem o valor do mesmo.
As despesas podem ser divididas em antecipadas e não operacionais. Despesa antecipada são as despesas pagas antecipadamente e que serão consideradas como custos ou despesas no decorrer do exercício seguinte, como seguro a vencer. Despesas não operacionais são aquelas decorrentes de transações não incluídas nas atividades principais ou acessórias que constituam objeto da empresa.
A comparação entre receitas e despesas ocorre na apuração do resultado do exercício, que é o saldo do confronto entre elas, depois de um ciclo de operações em uma empresa, se o resultado for positivo a empresa teve lucro, se o resultado for negativo a empresa teve prejuízo.
EXEMPLOS:
- Despesas com Vendas: são todos aqueles gastos que estão relacionado às vendas.
Exemplos: Comissões sobre venda, propaganda e publicidade, marketing, hotéis, aluguéis de veículos, provisão para devedores duvidosos, etc.
- Despesas Administrativas: são os gastos necessários para se administrar e empresa.
Exemplo: Folha de pagamento do pessoal administrativo, aluguéis de salas, material de expediente, seguros, combustíveis, manutenção de veículos, assinatura de jornais, depreciação, etc.
- Despesas Financeiras: são as remunerações aos capitais de terceiros.
Exemplo: Juros pagos, comissões bancárias, correção monetária pré-fixada, descontos concedidos, juros de mora pagos, etc.
As despesas financeiras devem ser compensadas com as Receitas Financeiras, isto é, estas receitas serão deduzidas daquelas despesas. As receitas financeiras são derivadas de aplicações financeiras, juros de mora recebidos, descontos