CONCEITO DE E
E-Sports – ou eSports - é um termo que literalmente significa “Esportes Eletrônicos”.
Tomando cuidado de evitar polêmica exaustiva sobre conceito de esportes, a idéia central é que jogos encarados como E-Sports não são simples passatempos, mas atividades que englobam muito do que um esporte tradicional proporciona, mas em uma plataforma eletrônica. É importante observar que, de uma comunidade envolvida com um jogo, não necessariamente todos seus membros são envolvidos ou engajados com o E-Sport. Em outras palavras, de comunidade de pessoas que gostam e joga um determinado jogo, parte consiste de jogadores casuais, e parte consiste de praticantes de um E-Sport.
A analogia que pode ser traçada para ilustrar este conceito é a diferença entre o jogador que pratica o futebol com seriedade e regularidade, buscando sempre melhorar; e o jogador de futebol que se envolve apenas por diversão, de maneira ocasional – na tal “pelada” de fim de semana. Note o leitor que não é uma questão de ser bom ou ruim no que faz, mas uma questão de postura!
UM BOM EXEMPLO
O StarCraft é o melhor exemplo do que o conceito significa.
O jogo exige coordenação motora, velocidade, muita análise crítica e tudo isto sob um fator limitante de tempo. Não há tempo disponível para ficar planejando e pensando na melhor ação ou reação a ser tomada.
Ocorre que o StarCraft é um jogo de estratégia em tempo real (Real Time Strategy ou “RTS”) , o que significa que você não pode parar e pensar no que fazer – ao contrário do Xadrez, que é um jogo de estratégia baseado em turnos.
Além disso, no StarCraft há um forte componente de incerteza, dado que você não tem visão das peças do seu oponente durante todo o jogo, como tem no xadrez. A isto chamamos “neblina de guerra”, o que além de um componente mais realista, torna o jogo mais interessante e surpreendente.
Cabe a cada jogador providenciar a obtenção de informações sobre o posicionamento inimigo no campo de batalha, chegando a