Conceito de virtualizaçao
Conceito de Virtualização
A virtualização é uma tecnologia que oferece uma camada de abstração dos verdadeiros recursos de uma máquina, provendo um hardware virtual para cada sistema, com o objetivo de “esconder” as características físicas e à forma como os sistemas operacionais e aplicações interagem com os recursos computacionais.
As principais qualidades da virtualização são: o reaproveitamento de recursos, a portabilidade e a segurança.
Com a virtualização podemos:
- Executar diferentes sistemas operacionais em um mesmo hardware simultaneamente. - Executar um sistema operacional (e suas aplicações) como um processo de outro. - Utilizar sistemas operacionais e aplicações escritas para uma plataforma em outra, além de outros usos que serão vistos a seguir.
Implementações
Conceitualmente a virtualização pode ser implementada de duas formas: por soluções combinadas em hardware e software, ou totalmente baseada em software.
As soluções de combinação entre hardware e software não são um conceito novo e suas origens remetem ao início da história dos computadores nos anos 60, nas máquinas VM/370 da IBM. Na solução de hardware e software há uma cooperação entre um software virtualizador (que faz o papel principal) com o hardware, cujo qual fornece partes chaves do processo. O desempenho é a principal vantagem desta tecnologia. São exemplos de arquiteturas que suportam este tipo de virtualização: IBM z/VM e HP-UX Virtual Partition.
Na virtualização totalmente baseada em software, não é preciso um hardware provendo recursos para suportá-la, ao invés disso, é o software virtualizador que provê totalmente os recursos no processo. Essa tecnologia tem como vantagens o baixo custo de implementação e a portabilidade entre plataformas. São exemplos dessa tecnologia:
VMWare, Xen, Microsoft Virtual Server, Solaris Zones, FreeBSD Jails e outras.
Este trabalho visa apresentar os principais conceitos da