Conceito de Saúde
Questão nº1
Zeitgeist: significa espírito do tempo. Referindo-se aos hábitos estudados e pensados que se manifestam em uma cultura, em qualquer época ou região. Sendo assim, é só aceito as ideias que possam ser toleradas por uma determinada civilização.
Mecanismo: o universo era comparado a uma máquina. Um bom exemplo é a comparação do mesmo com o relógio – que foi Zeitgeist desta época. Sendo assim, os cientistas acreditavam que o universo funcionaria como um “grande relógio”, onde tudo o que ocorria no universo produziria algum efeito determinado por eventos passados. Onde as mudanças que ocorrem no universo possuem uma regularidade e uma sequência como em um relógio.
Empirismo: todo o processo do conhecer, do agir e do saber é aprendido através da experiência. Onde um indivíduo adquire sua sabedoria através da experiência percebida no mundo externo.
Reducionismo: tenta reduzir uma idéia complexa, repartindo-a em partes, pra que dessa maneira ela se torne uma ideia simples de fácil compreensão.
Materialismo: os fatos do universo podiam ser descritos em termos físicos, através das propriedades da matéria e da energia, dessa forma compreendendo a consciência humana por meio da física e da química.
Introspecção: é o ato de observar seus próprios estados mentais, tomando consciência dos mesmos, através de estímulos.
Associacionismo: associação de idéias – das mais simples as mais complexas. Ou seja, após o individuo passar por uma ideia simples ele adquire uma nova experiência que o levará a uma aprendizagem complexa (remontando suas ideias como em um relógio)
Experimentalismo: é a psicologia que estuda o comportamento observável. Onde é feito diversos experimentos para poder observar a relação mente-corpo, porque acreditava-se que era possível afirmar a ação do corpo sobre a mente, dando assim origem aos fenômenos mentais.
Positivismo: só aceita as idéias que tenham sido utilizadas