conceito de roscas
R
T
I
G
o
Conceitos Sobre Projetos de Roscas Para Extrusao*
Chris Rauwendaal
Resumo: A maneira correta de abordar projetos de roscas esta na combinação da teoria de extrusão com a experiência prática. Enquanto a teoria de extrusão não estiver completamente desenvolvida, não existirá substituto para a experiência prática. Neste trabalho uma abordagem prática do projeto de rosca é desenvolvida com o uso mínimo da teoria de extrusão para facilitar uma implementação mais ampla desta abordagem. Oprojeto das zonas de transporte de sólidos, de plastificação, de transporte do fundido, e de mistura da extrusora será descrito baseado numa discussão do que acontece fisicamente com o material à medida que este passa pela rosca.
Palavras-Chave: Extrusão de polímeros, projeto de rosca.
INTRODUÇÃO
oprojeto de roscas para extrusoras de rosca única ainda é considerado como sendo mais uma arte do que uma ciência. Entretanto, como chegamos a última década do século vinte com os conceitos de engenharia já devidamente estabelecidos na área de extrusão de rosca-única, consequentemente, os projetos de rosca desenvolvidos atualmente podem e devem ser baseados nos princípios sólidos de engenharia. Avanços consideráveis foram atingidos em vários aspectos sobre projetos de roscas como resultado da análise teórica da interação do projeto de rosca com o desempenho da extrusora. Ignorar estes avanços impedirá o progresso da tecnologia de extrusão e resultará em processos de extrusão ineficientes e, portanto, menos produtivos.
'tmax
(1 )
o
significado das variáveis nas equações é dado na lista de nomenclatura.
A resistência máxima deve ser menor que a resistência admissível da rosca metálica. Assim, a seguinte desigualdade vale para a raiz de uma rosca sólida:
Rs > [_2_ ] 1/3
1t'ta
A relação entre o torque T e a potência Z fornecida à rosca é dada por:
Z = 2'tTN
CONSIDERAÇÕES MECÂNICAS
Resistência à Torção
Um requisito