Conceito de rocha
Rocha é todo o material que compõe a crosta terrestre, exceto água e gelo, podendo ser formada por um único mineral ou por um agrupamento desses.
Segundo a sua origem, a rocha pode ser:
Sedimentar - Quando é resultado da deposição de fragmentos de outras rochas (desagregadas e transportadas pela ação do vento, água, geleiras ou pela gravidade), formada a partir da decomposição química de uma rocha pré-existente ou, ainda, do acúmulo de detritos orgânicos.
Podemos assim dizer que uma rocha sedimentar tem origem:
Clástica - Quando são formadas por fragmentos e detritos de outras rochas (de qualquer origem), como areias, argilas, conglomerados, xistos, etc;
Química - Quando são formadas pela dissolução ou por uma reação química e posterior precipitação, como os calcários e a calcita;
Orgânica - Quando são formadas a partir da ação de seres vivos, como o carvão mineral.
Ígnea - Quando é o resultado do resfriamento do material ígneo existente no interior da Terra, o que pode acontecer a grandes profundidades (plutônicas) ou na superfície (extrusivas).
Metamórfica - Quando é o resultado da transformação de outras rochas através de altas temperatura e pressão.
- Rochas magmáticas
Rochas magmáticas, também conhecidas como ígneas, são aquelas originárias no interior da Terra, produto da solidificação do magma pastoso. O magma é composto de uma substância fluida, de fundição parcial ou total, formada por uma fusão completa de silicatos, silícios e elementos voláteis, como por exemplo, vapor d´água, cloretos, hidrogênio, flúor e outros. Tal tipo de rocha é muito resistente, e também das mais antigas, matéria prima do embasamento rochoso dos continentes.
Entre as mais abundantes rochas magmáticas temos o granito e o diabásio. Partes dessas rochas formam-se toda vez que ocorrem erupções vulcânicas que expelem lava pela superfície, renovando assim a quantidade das mesmas no ambiente.
Este tipo de rocha pode se solidificar tanto quando