CONCEITO DE RELACOES INTERPESSOAIS
O racionamento interpessoal na área da saúde requer uma atenção especial pela quantidade de mensagens contento informações importante para o cuidado do cliente. Nesse contexto e primordial atentar para uma comunicação mais refinada, decodificada adequadamente, para que o atendimento seja seguro, eficaz, diferenciado e de qualidade.
Quando falamos das relações interpessoais na área da saúde, estamos nos referindo a equipe de enfermagem, aos clientes e suas famílias, a equipe multiprofissional e a comunidade. Todos simultaneamente, emitindo e captando mensagens e interpretando-as de diversas maneiras. E especialmente precioso nesse contexto, onde esta o inserido o técnico de enfermagem, que a informação enviada seja clara e compreensível para todos, sem lacunas ou distorções no entendimento. O sucesso do trabalho do dia a dia dependera de como tem sido mantida a saúde dessas relações profissionais. Quando acontece um esforço mutuo para uma comunicação clara e efetiva e as pessoas encontram se empenhada em aprimorar se nesse assunto, o respeito e a credibilidade necessária são fortalecidos e os trabalhos, mais bem desenvolvido. Assim, os desafios e os obstáculos diários podem ser enfrentados com maior e entendimentos.
COMUNICAÇÃO
Comunicar e processo de transmitir e receber mensagem por meio de signos seja ele símbolo ou sinais.
Precisamos da comunicação para ter condições de compreender a realidade a nossa volta, manter contato com o outro e promover modificações neste e em si mesmo importante ressaltar que na comunicação estes presentes vários elementos:
*local e situação em que a mensagem será transmitida;
*pessoas para emitir e receber;
*forma que esta será veiculada.
Um fator importante nessa troca de informações e o entrosamento entre as pessoas, pois as barreiras de defasa pessoais ou de uma equipe influencia, de forma importante a compreensão daquilo que se quer transmitir.
LIDERANÇA
O estudo sobre a